NAKAGAWA BAPTISTA & BAPTISTA

 

A sentença proferida pela advogada Adriane Nakagawa Baptista foi determinante para a construção da identidade visual do renomado escritório de advocacia que ela tem em sociedade com o icônico Luiz Olavo Baptista.

A dedicação impera no ambiente recoberto por estantes de madeira clara em uma biblioteca farta do chão ao teto. Nas paredes, Pantone 624C, pontualmente usado, a cor, um plácido tom de verde, é a tonalidade dos olhos de LOB. Os andares, compartilhados com o Atelier Jurídico, que teve sua identidade visual desenvolvida pelo Prata Design, e é um centro de estudo referência na cidade sobre Arbitragem e Direito do Comércio Internacional e Privado.

O briefing recebido por nós tinha como referências principais a Bauhaus e a objetividade. E, com estes nortes, desesenvolvemos  uma longa pesquisa de imagens, histórico de fonte, murais de construções e detalhes interessantes a serem incorporados totalizando um estudo com mais 300 páginas englobando desenhos tipográfico letra a letra e um complexo universo pictográfico.

Uma das fontes icônica da Bauhaus, a Futura desenvolvida por Paul Renner em 1927, trouxe-nos a PONTA DA ESPADA que a letra A, tão presente no nome do NAKAGAWA BAPTISTA & BAPTISTA, tem e isto foi determinante para que todas as letras fossem maiúsculas.

 

Parte inicial do estudo identificando as linhas de raciocínio e premissas da Bauhaus, autores, versões contemporâneas, utilização de cores entre outros.

Partimos do exercício, usando as fontes Avant Garde e Futura, as pontas agudas projetavam as lanças e espadas.

Nos estudos de fonte vamos buscando detalhes interessantes em cada uma das famílias tipográficas.

Da futura fomos à Neutraface, Christian Schwartz  da House Industries, e desta fonte trouxemos o ângulo de 23,5º seguindo a inclinação da letra A.

O ângulo determinou a inclinação das facas do envelopes e das abas da pasta ofício e a contra-barra inclinada caractere gráfico icônico do projeto.

Peças gráfica com aviso de inviolabilidade de correspondência no envelope ofício, envelope wallet E5 e pasta ofício.

Folhas especiais com o verso impresso para documentos dos quais a pricavidade deve ser preservada e com verso branco para o cotidiano.

Estampa desenvolvida para ser aplicada em painéis, banners, paredes com flexibilidade de uso como elemento gráfico.

Manual de identidade visual desenvolvido pela FazFazFaz abrange logotipo, uso composto, aplicações, cores, tipografia, recomendações pictográficas…

Exemplos de fontes no projeto gráfico e suas variações aplicadas nos processos jurídicos feitos para a Nakagawa Baptista & Baptista.

 

A Faz acredita que nada disso é detalhe, tudo é intensão e são estes tópicos e mais um sem-fim de pontos que se constrói a identidade visual criada para cada um de nossos clientes. Um trabalho árduo e dedicado construído em conjunto, ouvindo sua necessidades e criando soluções eficazes para as mesmas.